A milenar Vila de São João de Ver recebe visita pastoral de braços abertos. D. António Carrilho, durante 8 dias, percorreu toda a paróquia contactando todos os grupos sociais, que há mais de 20 anos não tinham este privilégio.
Passadas mais de duas décadas desde a última visita de um bispo, eis que no dia 1 de Outubro de 2006 a paróquia de São João de Ver recebeu o sucessor dos apóstolos, D. António Carrilho, Bispo Auxiliar do Porto. Foi o único bispo que percorreu todo o concelho de Santa Maria da Feira. Começou em Sanguedo, em 1999, e terminou com a visita a esta paróquia.
As primeiras referências a São João de Ver remontam a 773, embora se considere o ano de 977, data do primeiro documento que identifica a freguesia pela primeira vez.
Durante décadas, as passagens de um bispo nesta paróquia tinham apenas como propósito a celebração eucarística em datas especiais. Desta vez, D. António veio com a calma que lhe é característica e viveu durante uma semana a realidade de São João de Ver. À sua chegada, mais de duas mil pessoas manifestaram a sua emoção com foguetes, palmas e pombas que pautam, desde já, o calor humano e a alegria que marcaram esta passagem. A receber o Senhor Bispo, o Padre António Pinto da Costa, paróco de São João de Ver desde 25 de Setembro de 2005, a Comissão Fabriqueira, a Junta de Freguesia e todos os sanjoanenses que a chuva não conseguiu privar deste momento.
Na celebração eucarística que abriu esta jornada, o Padre António Pinto da Costa, dá as boas vindas ao convidado citando o cântico Quanto esperei este momento, quanto esperei que estivesses aqui, quanto esperei que me falasses, quanto esperei que viesses a mim. Disse ainda que esta paróquia também era sua e que o recebia de corações rasgados, a ele que é o sucessor dos Apóstolos. D. António, sempre disponível, termina a celebração cumprimentando cada um dos presentes e oferece-lhes uma estampa com o padroeiro São João Baptista.
Por onde vai passando, D. António distribui sorrisos, oferece simpatia e dá sempre uma palavra amiga. Esta visita foi programada com o intuito de proporcionar a todos os grupos sociais a possibilidade de contactar com o Senhor Bispo. As crianças, os doentes, os idosos, os trabalhadores, os grupos apostólicos, as forças políticas, todos tiverem uma mensagem de encorajamento e paz. Foram cerca de cinco mil pessoas que durante uma semana se cruzaram com D. António. Todos responderam de forma pronta a este desafio, a salientar o sarau cultural que enriqueceu este programa mostrando o que se faz nesta freguesia.
No final, o Senhor Bispo aproveitou para animar e desafiar a comunidade a dar as mãos para terminar a intervenção na nova igreja. Para que ninguém tropece como tem sucedido amiúde. Se esse é o desejo para a casa de cada um, deve sê-lo para a casa de todos, como disse ao Jornal Correio da Feira. Manifestou votos para que todos sejam agentes de comunhão, comprometidos e responsáveis, cooperando com todos, sem medo de olhar em frente. Exortou todos os cristãos a serem Igreja aberta Igreja fechada, não!.
Senhor D.António Carrilho, obrigada por ter estado connosco. (Paróquia de São João de Ver)