Jogos Florais do Carvalhido
A cerimónia de entrega dos prémios dos XIII Jogos Florais promovidos pela paróquia do Carvalhido realizou-se no dia 22 de Novembro, às 21h30, no Auditório Paroquial, com um sarau artístico-literário, em que participaram seis grupos artísticos, corais e teatrais da Paróquia.
Sob o tema "Todos diferentes, todos irmãos", apresentaram-se a concurso cerca de uma centena d trabalhos das diversas modalidades - quadra, soneto, poema livre e conto, provenientes de concorrentes de diversas zonas do país. Os premiados deste ano são residentes em Porto, Águeda e Montijo (1.º, 2.º e 3.º prémio de quadra), Porto, Ílhavo e Corroios (1.º, 2.º e 3.º prémio de soneto), Porto (2.º e 3.º prémio de poema livre) e Porto, Portimão e Faro (2.º, 3.º e menção honrosa de conto)
Os Jogos Florais do Carvalhido oferecem valiosos prémios pecuniários aos vencedores, integralmente suportados pela paróquia, uma vez que não existem apoios financeiros para esta iniciativa. Os prémios são: para quadra - 50, 40 e 25 euros; para o soneto 175, 125 e 100 euros; para o poema livre, 125, 100 e 75 euros; e para o conto 250 (não atribuído este ano), 200 e 150 euros.
O tema para a XIV edição dos Jogos Florais será dado a conhecer no dia 1 de janeiro de 2004, data em que a paróquia comemora os seus 63 anos de existência, e será depois divulgado publicamente.
Durante o sarau, foram também apresentadas os 12 volumes das encadernações se todos os trabalhos apresentadas nas sessões anteriores dos Jogos Florais, o que permitiu a muitos dos participantes o contacto e revivência das produções literárias anteriores, e constitui um arquivo para o futuro.
"Memórias de um Tempo"
Viajar no tempo da nossa memória para relembrar alguns dos acontecimentos que marcaram o Mundo, Portugal, o Porto e a Comunidade do Monte Pedral (Paróquia do Carvalhido) desde a sua fundação (1928) e até à actualidade...
Recorrendo a algumas canções e personificando os protagonistas e actores que ficaram nessas memórias de um tempo, será apresentado um (simples) espectáculo de variedades (Café Concerto) onde a luz, a cor, o som, o teatro, a mímica, a pantomina, a canção e o fogo de artifício se misturam em momentos para rir, para recordar e para pensar... acompanhados à mesa por um Porto de Confraternização - com Amizade.
Os protagonistas serão os 19 jovens (do Grupo de Jovens da Comunidade) e os 23 adultos (do Grupo dos Amigos) que pela primeira vez, e depois de inaugurado o auditório da Comunidade, se prepararam para a apresentação deste "Memórias de um Tempo". É salutar que os jovens se interessem pelo teatro e foi a pensar nisso que a Comissão de Culto e Obras da Comunidade - presidida pelo Pároco - produziu este evento, com o apoio de gente Amiga.
O auditório terá capacidade para 120 espectadores; o ingresso (pré-comprado) custará 5, que reverterá a favor das despesas de manutenção da Comunidade; o Café Concerto terá lugar no dia 6 de Dezembro de 2003, pelas 21.30 horas, no auditório da Capela do Monte Pedral (à Rua do Padre José Pacheco do Monte).
Convívio de antigos Jocistas - Como é tradicional, realizou-se o Convívio dos antigos jocistas de S. Nicolau, no Porto. Uma Eucaristia na Igreja Paroquial de S. Nicolau, a tradicional fotografia de grupo e um almoço convívio realizado nas ASCIJF, nas Rua Passos Manuel fizeram reviver a actualizar o espírito antigo que continua a ser actual.