[ Diocese ]



    O Porto em adoração a Jesus Cristo


    Milhares de pessoas da região do Porto e suas vizinhanças (há registo de pessoas que vieram de mais de 30 quilómetros) participaram nos dias 6, 7 e 8 de Fevereiro (período de carnaval) na tradicional adoração das quarenta horas, numa organização das vigararias da cidade e com a adesão das vigararias vizinhas, como forma de especial celebração do Ano da Eucaristia. A oração teve lugar na Igreja dedicada ao Santíssimo Sacramento, nas paróquia do mesmo nome, na cidade do Porto. Fez-se uma distribuição por grupos ao logo do dia e da noite, e a Igreja encontrava-se quase sempre cheia de pessoas em oração e adoração.
    Iniciada às 7 horas de domingo, a adoração prolongou-se ao longo do dia e da noite de segunda-feira até ao meio dia da terça-feira de carnaval, quando o Bispo do Porto, que já havia presidido à Eucaristia de inauguração do acto religioso, o encerrou numa celebração da Palavra e também de prece pelas grande intenções da Igreja e do mundo de hoje: a justiça e a paz sobre a terra. A celebração foi concluída com a bênção do Santíssimo dada à cidade e à diocese.
    O Pároco do Santíssimo, e toda a paróquia, sentem-se agradecidos e honrados com a presença de tão elevado número de cristãos, e concluem que a iniciativa foi bem sucedida e constituiu uma bênção que desejam se espalhe por todo povo e toda a diocese do Porto.
    Na continuação da celebração do Ano da Eucaristia, durante toda a quaresma, faz-se a adoração e oração ao Santíssimo nesta Igreja todas as quintas-feiras, desde a Missa das 19h até às 22h30, com oração comunitária às 21h30.
    Ao longo deste Ano da Eucaristia (que se conclui em 29 de Outubro de 2005), os fiéis leigos e clérigos podem alcançar indulgência plenária: os clérigos rezando vésperas e completas do ofício divino junto ao sacrário, em forma comunitária ou privada; os leigos participando em qualquer acto comunitário de adoração ao Santíssimo; os doentes fazendo uma visita espiritual e recitando o Pai Nosso e o Credo, bem como uma oração de louvor.