Monte Córdova - Santo Tirso
No domingo, dia 12 de Setembro, foram milhares as pessoas que se juntaram, em Monte Córdova - Santo Tirso, para celebrar a festa de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de Valinhas como é conhecida pelo povo local. Esta festa decorre num espaço arborizado (com belos carvalhos) e regatos, junto à capela de Valinhas, na referida freguesia tirsense.
A romaria ocorre, sempre, no domingo mais próximo do dia 8 de Setembro, tendo sido preparada com a realização de uma novena em honra de Nossa Senhora.
As comemorações constaram de uma celebração eucarística, na parte da manhã, ao que se seguiu um tradicional almoço ao ar livre. Eram dezenas de famílias espalhadas pela área envolvente da capela, com as suas mesas e fartos farnéis.
Na parte da tarde, pelas 15h, deram entrada a Fanfarra da localidade e duas bandas filarmónicas. Após uma primeira actuação, realizou-se uma procissão, na qual tomaram parte a comissão de festas, vários estandartes, os andores de S. Sebastião, S. Brás e Nossa Senhora da Misericórdia. No final, o pálio onde ia o pároco, P. Torres Ramos e o diácono Miguel Coelho.
Uma nota peculiar, a registar como prova da religiosidade popular, foi o facto de a imagem de Nossa Senhora levar numa das mãos um magnífico cacho de uvas, talvez fazendo alusão ao início da época das vindimas, solicitando a intercessão da Mãe do Salvador.
Ainda, se pode registar um facto que animou muitos romeiros - a "aparição" de um esquilo, um animal não muito frequente naquelas zonas, mas que agora parece ter achado um novo habitat. Pelo menos alimentação tem, pois aqueles frondosos carvalhos muitas bolotas produzem. (SC)