Jovens de Cedofeita nas Jornadas Mundiais da Juventude 2005
Depois de um ano de muitos sacrifícios e trabalho, no dia 8 de Agosto, o grupo de jovens da Paróquia de Cedofeita partiu do Porto, juntamente com muitos outros jovens, com a bênção do Bispo D. Armindo, rumo a Paris para dar inicio às tão esperadas Jornadas Mundiais da Juventude.
Viajamos sempre de camioneta, o que foi uma pouco cansativo, mas sempre sem perder o bom humor e espírito de diversão pelos quais somos conhecidos nas nossas caminhadas! E depois de um dia de viagem chegamos a Paris, onde pudemos desfrutar de uma "razoável" noite de sono e de uma bela visita à cidade.
Seguimos a nossa viagem, rumo a Paderborn onde fomos recebidos pelas famílias. Foi com espanto que muitos de nós, verificamos a hospitalidade e calor com que fomos recebidos, contrariando a imagem de frieza que poderíamos ter do povo alemão. Participamos de muitas actividades, momentos de convívio e orações com a comunidade. Ficou-me na memória a frase sentida de um padre local: "Apesar das barreiras linguísticas, aproxima-nos a linguagem do coração!".
Deixamos com saudade e algumas lágrimas Paderborn e seguimos finalmente para Colónia! Ficamos alojados em Troisdorf, uma localidade vizinha, e de lá partimos para todas as actividades que tinham lugar tanto em Colónia como em Bonn e Dusseldorf. Assistimos a concertos de música do mundo, participamos em celebrações orientadas por padres de Taizé, fizemos sessões de catequese em comunidade com palestras de vários Bispos de diferentes países e tivemos ainda a oportunidade de participar em campanhas pela Paz, fazendo manualmente diferentes símbolos.
Naquele que foi um dos dias principais para muita gente, recebemos a visita do Papa Bento XVI. Tivemos a oportunidade de o ver ("mesmo" de perto!) e mais tarde de o ouvir.
Finalmente chegou o ponto mais alto deste encontro: o Campo de Maria! Aqui participamos de uma noite de vigília de adoração muito sentida (apesar do frio), afinal foi isso que viemos fazer: "Viemos Adorá-Lo". Foi com uma Eucaristia presidida pelo Santo Padre que encerramos estas Jornadas.
Regressamos ao Porto, depois de uma breve passagem por Lourdes, muito cansados mas com a certeza de que esta experiência nos enriqueceu e dará frutos na comunidade de cada um que participou! (Gabriela Queirós / Site Oficial dos Jovens de Cedofeita - www.etc.pt/jcedofeita).
Ordenação e Missa Nova em Loureiro
No próximo sábado, dia 17 de Setembro, pelas 15h15, chegará à paróquia de S. João Baptista de Loureiro, Oliveira de Azeméis, D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, para presidir à ordenação presbiteral do diácono Paulo Aires, natural daquela localidade.
O ordinando completou os estudos teológicos em Itália e pertence à Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.
No domingo, dia 18, pelas 10 horas, o neo-presbítero presidirá à sua primeira missa, na igreja paroquial de Loureiro. No dia seguinte acompanhará a peregrinação paroquial ao Santuário de Fátima, celebrando com a comunidade na Capelinha das Aparições. (Inf.: Paróquia de Loureiro)
Semana da Juventude em Vandoma (Paredes)
Decorre até 17 de Setembro, na freguesia de Vandoma, no concelho de Paredes, um invento cultural denominado 1.ª Semana da Juventude, realizada pelo grupo de Jovens de Vandoma. A semana é composta por um vasto leque de actividades (culturais, de solidariedade e de lazer). Como noticiamos noutro local, nas actividades está incluída a presença de uma equipa de técnicos do Centro de Histocompatibilidade do Norte, para angariação de novos dadores de medula óssea. Esta é uma acção de grande importância, pela sua dimensão humanitária. A recolha será efectuada no dia 17 de Setembro, entre as 10h e as 18h nas instalações da Junta de Freguesia. Podem ser dadores pessoas com idades entre os 18 e os 45 anos.
A abertura da Semana realizou-se no domingo, dia 11 de Setembro, com uma celebração, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Carrilho, com a participação do pároco, Padre Artur Dias Moreira. De tarde realizou-se a abertura da exposição Conhecer Vandoma, seguindo-se as várias actividades culturais, que englobam conferências, teatro, uma biblioteca itinerante, exibição de tunas académicas e espectáculo de folclore.