Como em anos anteriores, realizam-se este ano nos dias 16, 17 e 18, na sua Capela do Terreiro, ao Cais da Estiva, situada na paróquia de São Nicolau, na zona histórica do Porto. Os momentos mais importantes da Programa destas festas são os seguintes: na sexta-feira, dia 16 de Setembro: 18h - Abertura com música ambiente; 21h30 - Cerimónia religiosa na Capela; às 22h - Actuação do Conjunto "Música e Som; No sábado dia 17: 10h - Despertar com música ambiente; 15h - Arruada pelo Grupo de Caixa e Bombos "Os Traquinas do Bairro", de Mouriz; 22h - Actuação do Conjunto "Música e Som. No Domingo, dia 18: 9h - Alvorada com música religiosa; 10h30 - Missa Solene na Capela; 15h- Arruada pelo Grupo de Caixa e Bombos "Os Traquinas do Bairro, de Mouriz; às 16h30 - Adoração ao Santíssimo na Igreja de São Nicolau; às 17h - Procissão Solene; às 20h Encerramento.
Note-se que a procissão da tarde de domingo terá este ano um percurso mais extenso, visto que passará sob o túnel da Ribeira até junta da ponte de D. Luís (agora restaurada para receber o metro) e seguirá pelo cais, até à Praça da Ribeira, e depois de novo até à capela.
A Comissão de Festas, para além de honrar esta invocação de Nossa Senhora, recordando a sua maternidade, pretende dar a conhecer à cidade os aspectos artísticos daquela capelinha situada junto ao rio Douro, outrora lugar de devoção e grande afluência por causa do movimento do porto fluvial. Mas no presente se revive a fé e devoção do passado.