Em S. João de Ver - Feira
Em cerimónia que teve lugar no passado 21 de Dezembro de 2003, foi formalmente iniciada a construção da Casa Ozanam, iniciativa dos Vicentinos do Porto para engrandecimento da Sociedade de S. Vicente de Paulo e projecto dos Vicentinos Portugueses para serviço dos mais pobres e marginalizados.
Depois de alguns anos de estudo, de experiências e de contactos, caminhada salutar que ajudou à consolidação da ideia e do projecto, eis que finalmente a Casa Ozanam vai ser construída, num local aprazível e de grande beleza natural, oferecido aos vicentinos, para que o seu ideal e o espírito de Ozanam, seu fundador, se afirme e se propague, no serviço aos que mais precisam, e aos que mais carecem de gestos de amor e de fraternidade.
Em tarde soalheira de Outono e perante grande número de vicentinos que vieram de toda a Diocese do Porto, compareceram as Autoridades locais e regionais que, juntamente com os responsáveis vicentinos do Porto, emprestaram ao acontecimento o brilho e o incentivo que a obra em si encerra e carece, para que os seus propósitos sejam cumpridos.
O Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, a Adjunta do Presidente do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, o Presidente da Junta de Freguesia de S. João de Ver, o Presidente da Junta de Freguesia de Fajões, Oliveira de Azeméis, os Vereadores da Cultura e da Acção Social da Câmara de Santa Maria da Feira e da Junta de Freguesia de S. João de Ver, o Presidente da Cáritas Diocesana do Porto, expressaram apoios ao projecto e desejaram que a Casa Ozanam entre em funcionamento o mais breve possível.
O Presidente da Caritas do Porto, António José da Silva, fez a entrega à Comissão Directiva da Casa Ozanam de uma primeira ajuda material, manifestando a vontade de colaboração daquele Órgão Sócio-Caritativo da Diocese, nos propósitos de serviço da casa Ozanam.
A representante do Presidente do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, Emília Carvalho, vincou a oportunidade do Projecto e reiterou o apoio daquele Centro Distrital, naquilo que são hoje as directrizes do projecto da Casa Ozanam, deixando palavras de incentivo aos seus responsáveis.
O Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, renovou o apoio que já vem prestando, nomeadamente através da oferta dos diversos projectos e deu as boas vindas à S.S.V.P., que naquele Concelho Feirense vai encetar nova fase no serviço que presta.
Os Presidentes dos Conselhos Centrais do Porto da S.S.V.P., Luís Roque e Arminda Marques, unidos aos vários Presidentes de Conselhos Particulares presentes, e na presença de várias mensagens que chegaram de vicentinos de outras zonas de Portugal, através dos seus Conselhos Centrais, recordaram a sua participação no projecto e expressaram o sinal de unidade que já hoje significa para a S.S.V.P. a Casa Ozanam: unidade nos propósitos, unidade no serviço, unidade na acção.
O P. António Gouveia, Conselheiro Espiritual do Conselho do Porto e outros sacerdotes, nomeadamente o P. Carlos Galamba, da Obra da Rua, relembraram os propósitos da primeira pedra lançada há alguns anos, e, em paraliturgia preparada para o efeito, pediram, com todos os participantes, a ajuda de Deus Pai para a Casa, que brevemente será uma realidade.
(M.C.G.)