A habitual transmissão da Missa dominical pala estação TVI terá como origem, no domingo dia 22 de Outubro, Dia Missionário Mundial, a partir da Igreja de Ramalde, na cidade do Porto. A celebração será presidida pelo Padre António Almiro Mendes, pároco daquela comunidade.
A razão especial desta escolha centra-se no facto de o P. Almiro Mendes ser Presidente do Secretariado Diocesano das Missões e ter regressado recentemente de uma missão de um ano na Guiné Bissau, que realizou com a colaboração dos Missionários do Espírito Santo, cuja Casa se encontra no perímetro paroquial (Rua do Pinheiro Manso, no Porto) e que tomaram durante esse ano a paróquia a seu cargo, através do Padre João David, missionário daquela congregação.
A experiência do Padre Almiro Mendes, que segundo ele foi ao mesmo tempo rica e dolorosa (pela separação e por acontecimentos da sua vida pessoal, entre eles a morte de seu pai) constitui um motivo para a reflexão sobre o sentido e a acção missionária da Igreja, que certamente estarão presentes nessa celebração, bem como no programa O oitavo dia, orientado pelo Cónego António Rego, que é transmitido a seguir.
Para além dos cristãos de Ramalde, a celebração contará com a participação de pessoas originárias de outros países e missionários oriundos de vários pontos do País que desenvolvem trabalho missionário nos várias partes do mundo.
Vimos por este meio solicitar a divulgação deste evento. Aproveitamos a ocasião para convidar o vosso órgão de comunicação social a estar presente na cerimónia do próximo domingo.
A nova Igreja de Ramalde é um templo de construção recente, tendo associado o Centro Paroquial, da autoria do Arquitecto Vasco Morais Soares, tendo também implantado um painel de azulejos da autoria de Rogério Ribeiro. Está implantada em terreno próprio, enquadrada por um espaço verde, uma espécie de pequeno jardim das oliveiras, em frente à antiga igreja e ao cemitério local.