Manuel Paiva
Esta comunidade está a viver uma das páginas mais relevantes da sua história, não só pelas iniciativas que se têm criado, mas também pela expectativa da comunhão entre todos os membros desta grande família, que se espera como fruto da Santa Missão, num futuro próximo.
Trata-se da Santa Missão, a cargo de 4 sacerdotes Redentoristas, mas que já está a envolver toda a comunidade, dividida em várias dezenas de zonas, onde decorrem as chamadas «Assembleias Familiares Cristãs», nas casas que previamente foram postas à disposição pelos seus proprietários.
A Santa Missão teve uma preparação remota, iniciada ano passado, com uma peregrinação comunitária a Fátima pedindo as bênçãos da Mãe do Céu para estes trabalhos. A preparação próxima aconteceu este ano, com várias iniciativas dinamizadas pelas homilias dominicais, pela Rádio, pela Imprensa», pela «Folha Dominical», pelo lançamento de vários cartazes colocados pelas ruas em lugares estratégicos, e por vários encontros para selecção dos chamados «animadores» que vão actuar nas referidas «Assembleias Familiares».
As actividades da Santa Missão já começaram no dia 12 do corrente e só terminarão no fim do mês, com iniciativas de actuação nos vários grupos da Catequese das crianças, dos adolescentes e dos adultos, nas escolas, no hospital e nos Lares da 3ª Idade. Os trabalhos vão terminar com uma grande «Celebração do Compromisso Missionário» no Pavilhão desportivo de Oliveira de Azeméis, no dia 29 de Outubro.
O programa, delineado pormenorizadamente e com boas perspectivas de cumprimento, foi levado a casa de todos pelas «Equipas de Zona» que, pessoalmente, entregaram também um convite do Pároco, após um diálogo familiar com as várias famílias. Sente-se já toda uma comunidade a viver o dinamismo pastoral que a Santa Missão exige de todos, e é já palpável o sentido da necessidade de transformar os vários centros de paróquia numa comunidade de comunidades, onde ninguém se sinta excluído e todos vivam em alegria, fraternalmente abraçados no mesmo ideal cristão.
Esperamos que a Santa Missão deixe marcas profundas na comunidade e que, sobretudo, se continue a viver a Mensagem do Senhor Jesus, até porque os Missionários já lançaram o apelo para que as «Assembleias Familiares Cristãs» continuem com reuniões quinzenais. Oxalá que haja perseverança!...