Festa de S. Brás e Sr.ª do Livramento
A Comunidade Cristã de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, celebrou no primeiro fim-de-semana de Fevereiro, a festa de Nossa Senhora do Livramento e S. Brás. Contou com a presença do Bispo resignatário de Setúbal, D. Manuel Martins, que pediu a bênção dos oragos para os políticos portugueses, dizendo "Que S. Brás proteja os novos políticos". Marcaram presença nas celebrações o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e o presidente da Junta de Freguesia local.
O agrupamento de Santa Cruz do Bispo aproveitou as festas para recordar os 80 anos da Região do Porto do Corpo Nacional de Escutas que também se celebraram nesta data. Por isso, na procissão da entrada, os elementos da unidade transportaram a ânfora e o fogo, símbolos do movimento.
Fraternidade cristã dos doentes crónicos e deficientes físicos
Trata-se de um Movimento de Evangelização, animado por pessoas doentes crónicas e deficientes físicas, que recebeu da Igreja a missão de revelar aos irmãos doentes crónicos e deficientes físicos, a Boa Nova de um Deus que é Amor e Vida.
A Fraternidade está profundamente cimentada no espirito fraternal evangélico, e dirige-se a todos os doentes crónicos e deficientes físicos, sem qualquer discriminação. A Fraternidade fomenta grande união pessoal e comunitária entre os doentes crónicos, deficientes físicos e colaboradores, que os ajudam a realizar a sua actividade.
Foi fundada em 1945 pelo P. François, sacerdote francês, e está presente em 53 países do mundo. É gerida pelos próprios doentes, tendo a colaboração de sacerdotes (assistentes) que participam animando a vida das equipas da Fraternidade, são irmãos e servidores com toda a disponibilidade que esta palavra encerra.
Os colaboradores são pessoas sãs que prestam toda a espécie de serviços, e que partilham e participam na construção do mesmo projecto.
Pretendem participar activamente na construção do Mundo e da Igreja no meio, o desenvolvimento integral dos doentes crónicos e deficientes físicos, tanto na ordem natural como na sobrenatural., procurando a sua integração na sociedade.
Procuram fomentar a simpatia, a comunicação e a amizade entre todos, bem como a entrega à Providência, o sentido missionário e a liberdade espiritual.
Para contactos: Rua Manuel Ferreira Pinto, 430 - 4470-077 GUEIFÃES MAIA. Consultar: http://ecclesia.pt/fcd/; tel. 22 9607039 endereço electrónico: fcd_portugal@yahoo.com.br