[ Mundo ]



    NOTÍCIAS DA IGREJA ...


    PapanaChina
    Através dos meios de comunicação possíveis - sobretudo da- João Paulo II dirigiu há pouco, através da Radio Veritas das Filipinas, uma mensagem jubilar para os católicos que vivem na China continental e que "não podem manifestar, de maneira completa e visível, a sua comunhão com a Sé apostólica". Recordando que Evangelho chegou à China em meados do primeiro milénio, pelos monges sírios que atravessaram toda a Ásia central, o Papa acrescentou que este Jubileu será uma ocasião para recordar os trabalhos e sofrimentos, lágrimas e martírio que sempre acompanharam a acção da Igreja pelo mundo, concretizando que "também na China o sangue dos mártires foi semente de uma multidão de autênticos discípulos de Jesus". E apelou ao perdão e à reconciliação fraterna, a uma maior solidariedade para com os mais necessitados e a uma maior comunhão e união com o Sucessor de Pedro e com a Igreja universal, na linha do que os católicos chineses haviam prometido e para que o fermento dos cristãos se difunda em gestos de caridade por toda a população chinesa.

    Religiosos da Europa

    Em Dubrovnik, no Sul da Croácia, reuniu-se há pouco a IX Assembleia das Conferências de Superiores Maiores da Europa , tendo estado representadas 23 Conferências de 38 países. O contributo das vocações de especial consagração na construção e desenvolvimento da Europa foi o tema em estudo, num esforço de apoio à alma da Europa. Entre os participantes encontrava-se Mons. Eusebio Hernandez, representante do Vaticano, e o Bispo Luk de Hovre, da Bélgica. De Portugal, participaram os presidentes e secretários das Federações de religiosos e de religiosas, CNIR e FNIRF.
    Todos puderam conhecer a situação do país e a cultura de um povo que, apesar dos tempos de guerra, luta pela reabilitação da sua vida e economia.
    O P. Heribert Arens, teólogo alemão, lançou um desafio aos participantes para que, como S. Francisco, no séc. XIII, centrem a sua atenção "em Deus que desce ao encontro das pessoas, das suas esperanças, medos e sonhos: assim, os religiosos de hoje devem ouvir as cruzes da Europa, se querem ser testemunho de vida e unidade para todos os seus povos!".
    A Assembleia elegeu, como novo presidente, o P. Jesús Lecea, de Espanha, e como vice-presidente, o P. Jakab Várnai, da Hungria, sucedendo a Fr. Jacques Sholte e Sr. Françoise Petit, em funções nos últimos quatro anos. A unidade entre os países de Leste e Oeste apareceu como prioridade, bem como uma maior esforço de viver a espiritualidade específica de cada um.

    Reconciliação das famílias

    O Papa João Paulo II dirigiu há dias um carinhoso apelo às "famílias desfeitas" pedindo-lhes que se reconciliem durante este Grande Jubileu do ano 2000: "Rezemos para que o Grande Jubileu que começou há poucos dias possa revelar-se realmente uma ocasião de graça e de redenção para as famílias do mundo inteiro". Falando a oito mil peregrinos que participavam da audiência semanal pública, João paulo II acrescentou que o Jubileu oferece uma oportunidade de conversão e de perdão recíprocos no seio de cada família, tornando-se, assim, "um período propício para consolidar as relações de afecto em cada família e reconciliar os lares desfeitos".
    Acrescentou ainda que, para a Igreja Católica, a família deve ser uma "comunhão de amor entre pessoas, baseada na verdade, na caridade, na fidelidade indissolúvel do casamento e no respeito pela vida". E marcou para o 14 de Outubro um grande encontro das famílias, no Vaticano

    Jornalistas

    "Anunciar Cristo nos meios de comunicação social na aurora do novo milénio" é o tema escolhido por João Paulo II para o Dia Mundial das Comunicações Sociais do ano 2000, que será em 28 de Maio. E o arcebispo John Foley, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, lembrou a necessidade de utilizar os meios de comunicação social para proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo, tendo acrescentado que o Vaticano tudo fez para que o Ano Jubilar tenha a devida repercussão na Imprensa, na Rádio e na Televisão.
    O Dia Mundial das Comunicações Sociais, a única celebração a nível mundial apontada expressamente pelo Concílio Vaticano II, foi fixada, na maioria dos países, no domingo que precede o Pentecostes. Nesse dia será, em Roma e no mundo, o Jubileu dos Jornalistas.