O P. Nuno Henriques de Lima, natural de Cesar, Oliveira de Azeméis, ordenado por D. Armindo Lopes Coelho no dia 11, na Sé do Porto, juntamente com 15 outros padres e cinco diáconos, irá em Setembro para a diocese de Osaka, no Japão, seguindo os passos de S. Francisco Xavier e juntando-se ao P. Adelino Ascenso, pioneiro dos Missionários da Boa Nova no Japão.
Filho de António e Maria Ilídia de Lima, o P. Nuno é membro da Sociedade Missionária da Boa Nova, tem 25 anos e terminou o curso de Teologia com uma tese sobre o contributo do diálogo entre as religiões para uma ética da paz.
Fará 450 anos, em 15 de Agosto, que S. Francisco Xavier aportou em Kagoshima para iniciar a evangelização do Japão. Nos primeiros séculos foi grande a contribuição dos missionários portugueses na difusão da Fé e na abertura deste povo à cultura ocidental. E, apesar de ferozes perseguições, o cristianismo nunca morreu naquele território.
Tudo isto faz com que o aniversário da chegada de S. Francisco ao Japão esteja a ser celebrado com entusiasmo, ainda que sejam meia dúzia os missionários e apenas 0,3 por cento da população seja católica. Apesar disso, Cristo aparece muitas vezes como referência na vida de muitos.
A Sociedade Missionária depois de 70 anos de dedicação a África e à América Latina, decidiu voltar-se para a Ásia, onde tem um vasto campo de missão para o próximo milénio.
Outros sinais positivos são a ordenação, há pouco, de um brasileiro, o P. João de Deus, incardinado na diocese de Brejo, e a sua chegada, no dia 5, à periferia de Luanda onde vai a iniciar a sua missão
nos grandes bairros de refugiados da guerra.