[ Diocese ]



    Festas em honra de Santa Bárbara em Vila Chã (Amarante)


    A freguesia de Vila Chã, em Amarante, engalanou-se para celebração das tradicionais festas em honra de Santa Bárbara que, como habitualmente, atraíram inúmeros forasteiros àquela localidade.
    Apesar do padroeiro da freguesia ser Santo Estevão, cuja festa se celebra em Dezembro, há uma grande devoção das gentes daquela terra por Santa Bárbara.
    A festa, este ano, foi essencialmente religiosa, mas nem por isso deixou de contar com a presença de inúmeras pessoas, sobretudo na procissão, que, na tarde do passado domingo, saiu da igreja paroquial e percorreu a principal estrada da freguesia até ao lugar de Real, regressando novamente à igreja. O fim de semana da festa em honra de Santa Bárbara, em Vila Chã, ficou ainda marcado pela procissão das velas, na noite de sábado, e a Eucaristia, no domingo, presidida pelo pároco, P. Manuel Santos, em que se celebrou também a primeira comunhão e a profissão de fé.
    A festa de Santa Bárbara já é uma tradição muito antiga em Vila Chã e pretende ser essencialmente uma festa de encontro e de convívio entre as pessoas da freguesia, sobretudo num mês em que muitos emigrantes regressam à sua terra natal.
    "É uma festa que atrai sempre muitos devotos, mesmo de fora da freguesia", anotou o presidente da Junta de Vila Chã.
    "É uma festa anímica, com muita alegria, mas muito religiosa, que as pessoas gostam, pois proporciona o convívio entre todos, sobretudo com muitos dos emigrantes que vêem de férias", acrescentou.
    Durante o fim de semana da festa, Glória Nunes, uma artesã da freguesia, mostrou alguns dos seus trabalhos manuais numa das salas da Junta de Freguesia.