Acaba de ser publicada uma nova edição actualizado Anuário da Diocese do Porto, referente aos anos de 2003/2004.
Na introdução, D. Armindo Lopes Coelho assina a seguinte mensagem.
O Anuário da Diocese é para todos os que precisam dele, por necessidade ou por curiosidade. Elaborado e organizado por alguns, tem a marca de muitos, desde os que forneceram dados de informação até aos que, devendo colaborar, se distraíram e ultrapassaram os prazos ou mais uma vez não quiseram que o Anuário da Diocese aparecesse sem lacunas. Continuamos a esperar, enquanto beneficiamos da identificação de pessoas e do conhecimento das instituições que integram a panorama da Igreja diocesana. É desta possibilidade de relacionamento ao alcance do todos que nos congratulamos. É fácil esta possibilidade. E será cada vez mais fácil e mais completa.
Um trabalho destes está sempre inacabado, não apenas pelas lacunas a que se refere a introdução, mas sobretudo por causa das necessárias e não raras alterações resultantes de novas funções ou missões atribuídas às pessoas, sobretudo aos sacerdotes diocesanos. Destes faltam no anuário fotografias de 20.
Além da identificação das pessoas e serviços diocesanos, das vigararias e paróquias (com um útil índice alfabético) e seus titulares (lamenta-se a supressão do índice alfabético pelo primeiro nome dos sacerdotes), o anuário contém outras informações úteis, tais como Associações e obras, centros de espiritualidade, institutos religiosos e seculares, instituições de caridade e assistência social, as escolas católicas, órgãos de comunicação social e lares. Em anexos, encontram-se documentos de orientação prática: as celebrações presididas pelo Bispo na catedral, os peditórios estabelecidos, notas sobre aplicação e estipêndio das missas -nota da Secretaria geral, Instrução Pastoral da Conferência Episcopal e Decreto da Congregação do Clero, e as normas sobre processos e registo do casamento.
Trata-se pois de um instrumento útil em múltiplas circunstâncias e uma forma de manter em contacto pessoas e estruturas diocesanas.
O Anuário encontra-se à venda na Casa Episcopal, na Livraria Telos, e na Livraria Fátima, ao preço de 15 euros.