[ Especial ]



    CPM - Conselho nacional de Outono


    Ocorreu nos dias 9 e 10 de Novembro de 2002, na Casa Diocesana da Senhora do Socorro, Albergaria-a-Velha, Diocese de Aveiro, o Conselho do Outono da Associação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio. Estiveram presentes, além de todos os membros da Equipa Responsável Nacional e seu Assistente, casais e Assistentes vindos das Dioceses de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, em número próximo das 110 pessoas. D. António Marcelino, Bispo de Aveiro presidiu à Eucaristia.
    Este Conselho teve um bom momento de formação, cuja apresentação coube ao Dr. Manuel Maria Alte da Veiga, que cativou o plenário pela sua capacidade de comunicação e profundidade de conteúdo. Trata-se de um leigo casado, pai de filhos, homem de formação jesuítica, dedicado às áreas da psicologia, com uma enorme abertura para a vida e um profundo sentido de vida cristã, tendo falado sobre "O amor ao longo da vida" - 6º tema da metodologia CPM.
    Os grupos de trabalho debateram as questões dos "ses" que se podem pôr ao assumir o casamento e como se encara hoje "o por toda a nossa vida". Abordaram, ainda, as "diferenças em casal como fonte de enriquecimento".
    O plenário foi enriquecido pela leitura das conclusões a que chegou cada um dos seis grupos e pelas questões complementares que foram postas e esclarecidas pelo conferencista.
    Foram postos à discussão dois documentos básicos para o CPM - "Inquérito aos noivos" a preencher após as Sessões CPM e a "Oração dos noivos", tendo-se passado à discussão do "Relatório de Actividades e Contas de 2001/2002 e o Plano de Acção e Orçamento para 2002/2003", documento que foi aprovado por unanimidade e aclamação.
    Seguiram-se algumas notícias relacionadas com a FICPM (Federação Internacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio) e com a realização das próximas Jornadas Internacionais, a terem lugar em Itália, de 1 a 4 de Maio de 2003.
    Foram analisados outros aspectos: debate sobre a reorganização das estruturas diocesanas, confirmação das datas de 31 de Maio e 1 de Junho de 2003 para o próximo Conselho da Primavera, a realizar na Diocese de Beja, formas de fazer chegar à Equipa Responsável Nacional as notícias sobre o CPM nas respectivas Dioceses, representação do CPM no Conselho Nacional de Movimentos e Obras.
    No espaço de partilha das Dioceses esteve presente o tema da renovação das equipas de base, a constituição de novos centros e a organização do CPM nas diversas dioceses.
    Foi reeleito o Casal Celina e Manuel Marques, da Diocese do Porto, que agradeceu ao Conselho a confiança mais um vez manifestada, dizendo aceitar com gosto, alegria, humildade e espírito de serviço este novo mandato, e apresentou a sua nova Equipa Responsável Nacional e Assistente, respectivamente, os casais Maria de Lourdes e Afonso Moreira da Silva, Maria e José Gouveia e Maria Manuela e Francisco Barbeira e Cón. António Joaquim da Costa Mota.
    No encerramento, D. António Marcelino falou da fidelidade ao património do CPM, a novidade e a inovação, de modo a podermos responder com fidelidade à realidade. Falou da família - espaço de amor e de segurança - onde o homem se desenvolve e abre à vida e à sociedade, tendo lembrado os muitos modelos de família que são propagandeados, onde acontece o fácil, o precário, o inseguro, onde a vida, aparentemente mais apetecida, se desumaniza e o amor se banaliza. "Não peço, disse D. António Marcelino, que sejais vós a assumir esse serviço, mas vós sois a maior força que pode exigir que isso se faça nas vossas Dioceses. Que a preparação para o casamento seja aquela entrada, aquele espaço onde os jovens se encontrem para reflectir o que é o casamento católico, o que ele exige de cada um e em que é que compromete". Finalizou que se vive hoje em Portugal o problema da corrupção detectada ao nível de várias Instituições civis, tendo frisado que a família é a primeira Instituição corrompida, pelo que se tornava urgente olhá-la e investir com qualidade e profundidade na preparação das novas famílias, donde a necessidade dos vários patamares da preparação para o amor.