[ Especial ]



    Jornada Ecuménica Nacional no Hospital de S. João


    A Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares promove, no Hospital de S. João e em colaboração com o Grupo de Contacto Ecuménico da Capelania deste Hospital, uma jornada ecuménica nacional que integra três acontecimentos: A inauguração da Exposição Itinerante Entre o Sofrimento e a Esperança; a Celebração Ecuménica Nacional, cujo tema é O caminho da unidade dos cristãos passa por servir Cristo nos irmãos; e o Colóquio Ecuménico Nacional sobre o sentido e a linguagem do sofrimento.
    Em 22 de Março, às 17h, será a inauguração oficial da Exposição Itinerante Entre o Sofrimento e a Esperança, organizada em parceria pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, organismo católico, e pela Sociedade Bíblica de Portugal, organização cristã, interconfessional. Esta Exposição, depois de alguns dias no Hospital de S. João, seguirá para outros hospitais e centros de saúde. O objectivo é realizá-la no maior número de instituições possível, em todo o país, de modo que a mensagem cristã sobre a esperança no sofrimento chegue a todo o lado.
    Às 21h do mesmo dia, na Capela do Hospital, decorrerá a Celebração Ecuménica Nacional, com o tema O caminho da unidade dos cristãos passa por servir Cristo nos irmãos. Para além da Igreja Católica Romana, representada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, participarão os responsáveis máximos em Portugal da Igreja Ortodoxa – Patriarcado de Constantinopla, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, da Igreja Anglicana de St. James, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, da Igreja Evangélica Alemã do Porto, da Aliança Evangélica Portuguesa e várias das Igrejas que a constituem. Será Orador o Pastor João Cardoso, Presidente da Aliança Evangélica Portuguesa.
    No dia 27 de Março, entre as 9h30 e as 19h, na Aula Magna da Faculdade de Medicina – Hospital de S. João, decorrerá o Colóquio Ecuménico Nacional O Sentido e a Linguagem do Sofrimento, destinado a Ministros e Agentes Pastorais das várias Confissões Cristãs que exercem serviço junto dos Doentes. O Colóquio incluirá duas Sessões abertas a todos. A primeira decorrerá entre as 11h e as 12h30 e será sobre O Sentido do Sofrimento; será orador o biblista P. António Couto, professor da Universidade Católica. A segunda decorrerá entre as 18h e as 19h e será sobre A Linguagem do Sofrimento, orientada pelo P. Fernando Sampaio, Capelão do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, especialista nesta questão.
    Com estes acontecimentos, num momento em que se encontra em análise, na Comissão da Liberdade Religiosa, a regulamentação da Lei da Liberdade Religiosa no que respeita à Assistência Espiritual e Religiosa nos Hospitais, a Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares, em conjunto com as outras Igrejas, espera contribuir para uma afirmação inequívoca do direito dos doentes a serem assistidos espiritual e religiosamente, cada um segundo o seu credo ou opção pessoal.

    Ainda a nomeação de D. António Carrilho

    Dedicámos no número anterior o merecido espaço à noemaç~ºao de D. António José Cavaco Carrilho para Bispo do Funchal, não só pela sua qualidade de Bispo Auxiliar do Porto (tarefa que agora cessa), mas também pelo facto de na Madeira a Voz Portucalense merecer a atenção de muitos assinantes.
    Completamos hoje as informações com a descrição e significado do Brasão de Armas de D. António e dois testemunhos de leigos com quem aquele Bispo trabalhou especialmente na diocese, para além dos testemunhos das numerosas visitas pastorais que realizou, uma das quais publicada no número de 28 de Fevereiro