[ Especial ]



    Escritos de Ozanam em português para ajudar projecto de construção

    Festa de Verão 2004 dos Vicentinos


    Mais de 500 pessoas (vicentinos, familiares, amigos e convidados) participaram na edição 2004 da Festa de Verão, consagrada à construção do complexo social, para serviço aos mais pobres, que é a Casa Ozanam, que ocorreu no dia 4 de Julho, em Gueifar, S. João de Ver - Santa Maria da Feira.
    Além dos vicentinos da Diocese do Porto, que vieram de todas as zonas, participaram representantes dos Conselhos Centrais (Diocesanos) de Aveiro, Lamego e Santarém.
    Com a presença do Vereador da Cultura e Acção Social, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira fez-se representar, com a qual o seu presidente reiterou o apoio da autarquia feirense ao projecto Casa Ozanam e saudou todos os vicentinos.
    O Conselho Central Feminino do Porto participou activamente e de mãos dadas ao Conselho Central do Porto, está com a Casa Ozanam, porque está com a Sociedade de S. Vicente de Paulo e com o seu propósito de melhor servir e de se afirmar na defesa dos mais fracos.
    A Cáritas Diocesana do Porto, através do seu presidente, numa reafirmação de ajuda e de estímulo à prossecução da Casa Ozanam, como espaço de apoio aos mais carenciados, que é a SSVP e da Igreja, participou igualmente.
    O evento iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo P. António Gouveia, Conselheiro Espiritual do Conselho Central do Porto, que, animada e orientada pelos vicentinos do Conselho Particular de Gondomar, constitui o momento alto da Festa de Verão, proporcionando momentos de grande elevação espiritual, pela participação, pela serenidade, pelo canto e por quem cantou.
    Seguiu-se um dos momentos igualmente significativos da jornada, que foi o lançamento do 1.º volume das Cartas de Ozanam, fundador da SSVP, traduzidas para português. Foi seu autor o confrade José Garcia, que autografou no momento os exemplares adquiridos pelos participantes da Festa de Verão. Seguir-se-á a publicação de mais dois volumes, tantos quantas as fases da Construção da Casa Ozanam.
    A publicação sistemática das Cartas de Ozanam em português, além de constituir um facto inédito em Portugal, é mais uma forma de conseguir dinheiro para a construção da Casa Ozanam. Com o preço de 6,00 euros por exemplar, o mesmo pode agora ser adquirido, por quem o desejar, na Sede do Conselho Central do Porto, à rua de Santa Catarina, 769, Porto.
    A visita às obras da Casa Ozanam, já em fase adiantada (1.ª fase), foi o momento seguinte, durante o qual os participantes na Festa de Verão inteiraram-se da evolução das mesmas e da forma como tem sido aplicadas as suas contribuições e donativos.
    Após o almoço e o convívio que se seguiu entre todos, do qual se encarregaram os vicentinos do Conselho Particular de Espinho, teve lugar uma animada tarde recreativa, abrilhantada pelo Grupo de Cantares de Nossa Senhora de Guadalupe, de Águas Santas, Maia, decorrendo simultâneamente um leilão de oferendas que os vicentinos ofereceram no decorrer do ofertório da celebração e que se destinou também à construção da Casa Ozanam, cuja responsabilidade pela organização coube aos vicentinos do Conselho Particular Oriental do Porto e à Conferência de Fajões, Oliveira de Azeméis.
    A Festa de Verão 2004 decorreu da forma esperada, não só porque houve adesão e participação e porque os vicentinos corresponderam ao desafio, mas sobretudo porque a vivência espiritual e a partilha de dons, de bens e do próprio ideal, esteve uma vez mais em evidência, relevando a importância deste projecto para a Sociedade de S. Vicente de Paulo que os vicentinos com a ajuda da Câmara de Santa Maria da Feira e de outros amigos, estão a construir e brevemente será uma realidade.
    Visitem as obras da Casa Ozanam e ajudem mais este serviço aos pobres (MCG)