D. Américo Henriques, Bispo Emérito de Nova Lisboa (Huambo) Angola
D. Américo Henriques, bispo emérito de Nova Lisboa (Huambo), em Angola, faleceu no dia 14 de Agosto, na Casa do Clero, em Fátima, onde residia. Tinha 82 anos.
Filho de Luís Henriques e de Ana de Jesus, D. Américo Henriques nasceu em Alburitel, na altura da freguesia de Seiça, concelho de Vila Nova de Ourém, desta diocese de Leiria-Fátima, em 6 de Outubro de 1923.
Foi ordenado presbítero a 19 de Julho de 1947, em Roma, onde estudou na Universidade Gregoriana e no Instituto Bíblico Pontifício. De regresso à diocese de Leiria, foi professor e reitor no Seminário. Nomeado bispo para auxiliar de Lamego, recebeu a ordenação episcopal em Fátima, no dia 11 de Outubro de 1966. Foi sucessivamente bispo auxiliar, coadjutor e residencial de Lamego até 19 de Fevereiro de 1972, data em que foi nomeado bispo de Nova Lisboa (Huambo), em Angola. Permaneceu ao serviço daquela diocese até 13 de Abril de 1976, data em que passou a bispo emérito, regressando a Leiria, onde foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Diocesano. Leccionou igualmente no Instituto Superior de Estudos Teológicos em Coimbra.
Os estudos bíblicos constituíram um interesse permanente na sua vida e ministério sacerdotal e episcopal. Colaborou na tradução da Bíblia para português, incluindo na mais recente editada pela Difusora Bíblica.
O funeral realizar-se-á na quarta-feira, dia 16 de Agosto, às 11 horas na Catedral de Leiria, seguindo o corpo para a sua terra natal, Alburitel. (Inf.: P. Jorge Guarda)
Avelino José Ferreira da Abreu
Nasceu em 5 de Janeiro de 1917 em S. Martinho de Campo, Valongo. Era filho de José Ferreira de Abreu e de Teresa Alves da Conceição. Foi ordenado presbítero em 4 de Agosto de 1940. Exerceu as seguintes actividades pastorais: prefeito e professor no Colégio de Ermesinde; vigário cooperador em Campanhã; pároco de Seroa, Arreigada e Frazão; pároco de Santa Eulália; vigário da vara de Felgueiras; pároco de Valongo, desde 2 de Setembro de 1965 até à data do falecimento; administrador paroquial de S. Martinho de Campo e de Sobrado; vigário da vara de Valongo (vários mandatos). Faleceu em 7 de Agosto de 2006. O seu funeral realizou-se no dia 9 de Agosto, em Valongo, presidido por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.
Germano da Silva Pinto
Nasceu em 12 de Março de 1911 em Pardilhó. Era filho de Manuel da Silva Pinto e de Ana Rosa da Silva. Foi ordenado presbítero em 23 de Dezembro de 1933. Foi professor no Seminário de Resende, no Colégio dos Carvalhos e no Colégio João de Deus. Faleceu em 17 de Agosto de 2006. O seu funeral realizou-se em 18 de Agosto de 2006 na Igreja da Trindade, Porto, presidido por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.