[ Diocese ]



    Procissão do Corpo de Deus em Oliveira de Azeméis


    É neste mês de Maio. Como estamos no Ano Eucarístico, no dia 26 de Maio, às 18h, em "Dia do Corpo de Deus", uma majestosa Procissão Eucarística sairá da igreja matriz, seguindo pelas Ruas Ernesto Pinto Basto, Aníbal Beleza, Manuel Brandão, César Pinho, Avenida António José de Almeida, Praça José da Costa, recolhendo, de seguida, à igreja matriz. Antes da Procissão, às 17h, haverá na igreja a celebração solene da Eucaristia.
    Se o andamento das obras em curso tornar possível um itinerário menos gravoso para o trânsito (por exemplo - Rua Dr. Albino dos Reis) será feita e anunciada a alteração.
    Nesta procissão tomarão parte as Irmandades da paróquia, as crianças, os jovens da Profissão de Fé e toda a comunidade paroquial que, desta forma, vai testemunhar, publica e solenemente, a sua fé na Eucaristia. O povo deve tomar parte na Procissão em 4 filas (duas de cada lado das ruas).
    Pede-se que as janelas e as varandas das casas por onde passa a Procissão estejam enfeitadas com colchas, em sinal de festa e de louvor a Cristo presente na hóstia consagrada, que será transportada no Ostensório (Sagrada Custódia), debaixo do pálio.
    Esta Procissão vai ser um "exercício" para a grande Procissão Eucarística Vicarial do dia 18 de Setembro, na qual tomarão parte todas as Irmandades e fiéis das paróquias da Vigararia de Oliveira de Azeméis, e que será presidida pelo bispo auxiliar do Porto,
    D. António Taipa. Futuramente serão dadas indicações mais pormenorizadas acerca da organização e percurso desta Procissão.
    No 1º Domingo de Agosto (dia 7) teremos a tradicional Procissão de velas desde a capela de N.ª Sr.ª de La Salette até à igreja matriz, início das festas da Senhora de La Salette. Esta Procissão será, como de costume, transmitida pelo programa "Nova Dimensão" da Az. FM, e que este ano terão um brilho especial. No fim dessa semana, durante a qual se fará a costumada Novena com pregação, terá lugar a já afamada Procissão do Triunfo, no dia 14 de Agosto.
    A G.N.R. já está prevenida para todos estes eventos.
    É de esperar que, neste "Ano da Eucaristia", todo o povo marque a sua presença ordeira e de oração profunda nestas festividades, mostrando assim que vive a sua crença de forma tão solene e pública, num autêntico testemunho de fé! (M. Paiva)