Eclesial:

NA COMUNHÃO DAS IGREJAS


VIANA DO CASTELO

Os lugares e os costumes, a cultura, a memória e os mistérios encravados nas penedias da Serra d'Arga acabam de ser apresentados num trabalho de investigação intitulado "Mosaicos da Serra d'Arga" do padre Artur Coutinho.

Ar obra agora publicada, e apresentada ao público na Biblioteca Municipal de Caminha, é fruto de uma investigação histórica de anos, possível pelo trabalho paroquial que o seu autor teve nas comunidades paroquiais de Arga de Cima, Arga de baixo, Arga de S. João e Dem-Caminha.


VILA REAL

Uma solene Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição assinalou, no Domingo, mais um passo das celebrações dos 75 anos da Diocese. Presidiu D. Joaquim e foram instituídos nos ministérios laicais três candidatos ao presbiterado: Joaquim Pinho, de Boticas, como leitor, e Delfim Cruz, de Valpaços, e Domingos Barrias, de Vila Real, como acólitos.

Na homilia, D. Joaquim explicou, com toda a clareza, o que é ser profeta e como cada um pode sê-lo, mesmo sem palavras. Em realce pôs a necessidade do testemunho laical nos diversos lugares e circunstâncias, e a habitual «cabeça dura» de tantos que, como no tempo de Jesus, não querem ver nem ouvir. E acrescentou que, desde o Baptismo, todos devem entender a sua missão «profética», para além da sacerdotal e de utilização das coisas do mundo. As celebrações jubilares desta diocese iniciaram-se em Abril com uma Ordenação. Seguiu- se um Lausperene que, até ao fim deste ano, percorrerá todas as paróquias. Em Dezembro será o encerramento do Jubileu, para que foi composto um hino que tem ajudado a criar um mais profundo sentir diocesano.


BRAGA

Os acontecimentos, de 18 e 19 de Maio, registados em Moure, Barcelos, em que as pessoas presentes no Lausperene julgaram ver na hóstia consagrada o rosto e busto de Jesus são, afinal, explicáveis pelas leis da Física óptica, como afirma, em Nota Pastoral, D. Eurico Dias Nogueira.

Desde a primeira hora que os responsáveis pela arquidiocese se interessaram e acompanharam o fenómeno, tendo D. Eurico encarregado o Vigário Episcopal para a Educação da Fé, com um grupo se assessores, de proceder "às convenientes averiguações com recolha de documentos e depoimentos e preparar um Relatório minucioso". O fenómeno verificado foi objecto, pois, de estudo, "partindo da hipótese de este poder explicar-se pela reflexão e refracção da luz", o que viria a confirmar as suspeitas. "O fenómeno, continua D. Eurico, verificava-se igualmente com uma hóstia não consagrada ou com um simples papel branco colocado no mesmo lugar e desaparecia quando se impedia a reflexão da luz, ou se deslocava a lúnula para junto do vidro que a protege do lado da assistência, bem como ao retirar a Custódia do seu lugar habitual e removendo-a para fora da Tribuna. E não se verificou quando foi utilizada uma outra diferente daquela, que é propriedade da paróquia há quase dois séculos". Disto tudo é de concluir, como salienta a Nota Pastoral, "pela existência de um evento singular, gerador de sentimentos de fé e piedade, mas explicável pelas leis da Física óptica: é um fenómeno natural, embora estranho, de reflexão da luz".

O Relatório apresentado a D. Eurico mereceu os maiores elogios de professores catedráticos das áreas das ciências físico-químicas de universidades estatais, destacando "a narração de grandeza e rigor, na busca de uma completa explicação científica para a construção da imagem".

O Santuário da Penha faz este ano 50 anos que foi inaugurado(1947). Aquando da realização do Congresso Eucarístico, em Guimarães, em 1927, foi decidido construir um santuário dedicado à Sagrada Eucaristia. O Santuário Eucarístico da Penha a comemorar o 50º aniversário, a dois anos da realização, em 1999, do Congresso Eucarístico Nacional anunciado para a Arquidiocese de Braga.


SANTARÉM

A comunidade cristã de Torres Novas acaba de homenagear o sacristão, Cândido de Sousa, pelos 50 anos de serviço à Igreja.

Ao longo de 39 anos trabalhou nos jardins camarários, nunca lhe faltando o tempo e disponibilidade para trabalhar, como sacristão, na Igreja. Foram 50 anos de doação aos serviços religiosos de duas igrejas da cidade (S. Pedro e S. Salvador), chegando também a fazer serviços nas outras duas freguesias de Torres Novas.


ÉVORA

As obras de conservação do Seminário diocesano vão ser comparticipadas pelo governo. O protocolo que visa a reparação e restauro do Seminário Maior foi assinado, no passado dia 24, pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, José Augusto Carvalho.

O velho edifício henriquino necessitava de obras de conservação e restauro há muito tempo. Pontualmente, lá se foram fazendo algumas obras. Chegou agora a altura de realizar os investimentos há muito desejados, com o apoio do governo que se cifra, de acordo com o protocolo assinado, em 27 mil contos.


BEJA

"Este é um dia de muita alegria e particularmente muito festivo para toda a Igreja diocesana e para o seu Bispo. Dois novos padres alentejanos que, a partir de hoje, vêm enriquecer o Presbitério de Beja, constituem um dom precioso de Deus, que todos devemos enaltecer e agradecer", afirmou D. Manuel Falcão na homilia das ordenações.

Muitos foram aqueles que se associaram à cerimónia das ordenações: governador civil de Beja, autoridades do poder local, autoridades políticas locais, pessoas das comunidades donde eram naturais os novos sacerdotes e cerca de quatro dezenas de sacerdotes das dioceses de Beja, Évora e Algarve que concelebraram com o Bispo da diocese

Os novos presbíteros, Abílio Raposo e José Manuel Fachadas, são oriundos, respectivamente, de Vila Nova de S. bento e de Moura.


ALGARVE

A igreja paroquial de Quarteira foi pequena para acolher a numerosa multidão que se quis associar à celebração das ordenações diocesanas de um diácono e dois presbíteros. Acontecimento raro na vida da Igreja diocesana, pois a crise de vocações também aqui chegou. Foi, por isso, uma grande festa da Igreja do Algarve, no ano em que se comemora os 200 anos do Seminário diocesano. A comunhão eclesial esteve bem presente na participação significativa de sacerdotes das dioceses vizinhas, Évora e Beja, e nos milhares de fiéis que, de muitos lados da diocese, quiseram participar no acontecimento.
Pereira Pinto
Início


Ex-seminaristas

- Os antigos alunos do Seminário de Vila Real vão encontrar-se no próximo dia 26 de Julho, comemorando, deste modo, os 75 anos da criação da Diocese e Seminário de Gralhas e os 67 anos do Seminário de Santa Clara. O local de encontro será o próprio Seminário, estando prevista uma celebração eucarística (10 h), sessão solene (11h) seguindo-se o almoço de confraternização. As inscrições deverão ser feitas, até 15 de Julho para o próprio Seminário, através do padre José Gomes.


«Economia Social - Desenvolvimento Humano»

«Economia Social - Desenvolvimento Humano» é o tema da III Semana Social, que decorrerá em Évora entre os dias 16 e 19 de Outubro próximo. Com vista à sua preparação, realizou-se em Fátima, no dia 31 de Maio, a 2ª reunião da Comissão Coordenadora. Presidida por D. António Marcelino, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal do Apostolado dos Leigos, participaram nesta reunião representantes de todas as Dioceses, do Conselho Nacional de Movimentos e Obras e da Universidade Católica, onde se salientou a importância a atribuir à desertificação do interior do país e às repetidas desigualdades sociais que se verificam na nossa sociedade. A reunião serviu também para redefinir os objectivos a atingir com a realização da Semana Social: clarificar o conceito de desenvolvimento, caracterizar a economia social em função do desenvolvimento humano, aprofundar a problemática social do país e propor medidas concretas de acção a nível local, regional e nacional.
Início

Primeira Página Página Seguinte