Considerando as altas funções e correspondentes responsabilidades, atribuídas pelo Código de Direito Canónico ao Cabido Catedralício, de «celebrar as funções liturgicas mais solenes na Igreja Catedral» e «desempenhar as funções que lhe são confiadas pelo Direito ou pelo Bispo Diocesano» (Cân. 503);
Tomando em consideração a dignidade e necessidade da nossa Diocese e sua catedral, os valores pessoais que o serviço da Igreja e a cooperação ao bem comum eclesial têm vindo a revelar no grémio do Clero diocesano, e, finalmente, as esperanças que a Diocese pode depositar nessas pessoas para assegurar a sua própria tradição e o seu crescimento espiritual num futuro que auguramos cada vez melhor.
Havemos por bem, ouvindo o Il.mo e Rev.mo Cabido, escolher e nomear Cónegos Capitulares do Cabido da Sé catedral, de harmonia com o direito Canónico e Estatutos próprios, neles derrogando quanto neles possa constituir dificuldade relativamente ao número limite, os Sacerdotes a seguir designados:
s Júlio, Arc. Bispo do Porto
O Chanceler
Artur Martins da Silva
Juntamente com o Decreto de nomeação a Secretaria Episcopal divulgou alguns elementos de identificação dos novos cónegos. Todos eles, desde há alguns anos, trabalham em serviços centrais da Diocese.
Pe. Orlando Mota e Costa - Natural de Soalhães, Marco de Canavezes, nasceu a 24 de Março de 1932 e foi ordenado presbítero a 31 de Julho de 1995. Foi Coadjutor na Paróquia de Leça da Palmeira, Assistente da Acção Católica, Vigário da 1.ª Vigararia do Porto. Actualmente é Pároco de Cedofeita, Porto, e membro do Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos.
Pe. Sebastião Martins Luís Brás - Natural de Arrifana, Santa Maria da Feira, nasceu a 25 de Setembro de 1933 e foi ordenado presbítero a 5 de Agosto de 1956. Foi Coadjutor na Paróquia da senhora da Conceição, Porto. Actualmente é Director do Colégio de Ermesinde e Director do Secretariado Diocesano das Escolas Católicas.
Pe. Dr. Marcelino António da Cunha Ferreira - Natural de S. Mamede de Infesta, Matosinhos, nasceu a 1 de Julho de 1932 e foi ordenado presbítero a 2 de Agosto de 1959. Foi Director Espiritual dos Seminários de Vilar e da Sé, e Pároco da Paróquia da Senhora da Conceição. Actualmente é Orientador Espiritual da Casa Diocesana de Vilar.
Mons. Virgílio Vieira Resende - Natural de Vagos, diocese de Aveiro, nasceu a 23 de Agosto de 1937 e foi ordenado presbítero a 24 de Setembro de 1961. Foi Coadjutor da Paróquia de Ilhavo e Secretário particular de Dom Júlio Tavares Rebimbas, desde a sua ordenação episcopal até 1987. Actualmente é Ecónomo Geral da Diocese do Porto e Capelão da Igreja da Misericórdia do Porto.
Pe. Dr. Rui Osório de Castro Alves - Natural de Olivar, V. N. Gaia, nasceu a 27 de Outubro de 1940 e foi ordenado presbítero a 2 de Agosto de 1964. Foi Coadjutor da Paróquia de Campanhã, Porto, estudou jornalismo em Pamplona, Espanha, e foi professor de Moral em Vila Nova de Gaia. Actualmente é Assistente da Acção Católica Rural e dos Jovens da Acção Católica Rural, Director do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais e Chefe de Redacção do Jornal de Notícias.
Pe. António Joaquim da Costa Mota - Natural de Aldoar, Porto, nasceu a 19 de Maio de 1941 e foi ordenado presbítero a 1 de Agosto de 1965. Foi Coadjutor da Paróquia de Santo Tirso, educador no Seminário da Sé, educador, professor e director espiritual no Seminário do Bom Pastor. Actualmente é Director dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Familiar e do Ensino Religioso nas Escolas.
Pe. Dr. Alfredo Leite Soares - Natural de Paranhos, Porto, nasceu a 6 de Outubro de 1944 e foi ordenado presbítero a 13 de Agosto de 1967. Foi superior nos seminários do Bom Pastor e de Vilar, assistente diocesano do Corpo Nacional de Escutas, Director dos Secretariados Diocesano da Juventude e das Vocações. Actualmente é Pároco de Santo Ildefonso, Vigário Judicial Adjunto, Professor na Faculdade de Teologia - U.C.P., Porto, e na Universidade Gregoriana em Roma.
Pe. Fernando de Lima Milheiro Leite - Natural de Escapães, Santa Maria da Feira, nasceu a 6 de Março de 1947 e foi ordenado presbítero a 3 de Agosto de 1975. Foi educador e professor nos seminários do Bom Pastor e de Vilar, professor de Religião e Moral, Director do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas e assistente da JEC. Actualmente é Educador do Seminário Maior, Director da Voz Portucalense, Assistente da Acção Católica - M.C.E. e da Associação Católica do Porto.
Pe. Dr. Carlos Alberto de Pinho Moreira Azevedo - Natural de Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira, nasceu a 4 de Setembro de 1953 e foi ordenado presbítero a 10 de Julho de 1977. Foi Director Espiritual do Seminário da Sé e professor do I.C.H.T. Actualmente é Pároco de Nossa Senhora da conceição e Professor da Faculdade de Teologia - U.C.P., no Porto.
Pe. Dr. João da Silva Peixoto - Natural de Freamunde, Paços de Ferreira, nasceu a 3 de Janeiro de 1956 e foi ordenado presbítero a 29 de Junho de 1980. Como diácono trabalhou na Paróquia da Sé. Actualmente é Professor da Faculdade de Teologia - U.C.P., no Porto e assessor do Secretariado Diocesano de Liturgia.